As belezas naturais da Serra da Canastra em exposição na Caixa Cultural

02-07-2008 00:00

A preservação do meio ambiente na região das nascentes do Rio São Francisco é o tema abordado na exposição que a Caixa Cultural Brasília recebe de 5 de julho a 10 de agosto, na galeria Vitrine. A mostra Serra da Canastra é um trabalho documental do fotógrafo Adriano Gambarini sobre o Parque Nacional da Serra da Canastra. A abertura para convidados e imprensa é no dia 4 de julho, a partir das 19h.

No dia 5 de agosto, será ministrada uma palestra gratuita sobre o Rio São Francisco, com Júlio Rocha, doutor e mestre em Direito Ambiental e ex-superintendente do Ibama da Bahia.

Com curadoria de Isabel Xavier da Silveira, a mostra traz imagens exclusivas da nascente do Rio São Francisco e retrata o trabalho de pesquisa de Gambarini para livro homônimo, publicado com o apoio da Caixa Econômica Federal.

A Serra da Canastra se localiza no sudeste de Minas Gerais, a 32 km de Belo Horizonte, e tem 200 mil hectares de extensão. De sua fauna, fazem parte várias espécies ameaçadas de extinção, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará e o veado-campeiro, animais registrados nas fotografias de Gambarini. Na vegetação, também presente nas fotos, predominam os campos rupestres, com manchas de cerrado e matas ciliares. A exposição mostra ainda um pouco dos locais turísticos, históricos e culturais, da culinária, da cultura, dos costumes e do povo da região.

Há mais de seis anos na região da Serra da Canastra, Gambarini possui um arquivo com 40 mil imagens do Brasil e de mais 15 países.

Classificação etária: Livre
Entrada Gratuita