Maracatu, reggae, coco e cultura erudita no palco do Teatro da Caixa

09-07-2008 00:00

Dois importantes berços da música brasileira se encontram no palco do Teatro da Caixa nos dias 5 e 6 de julho. O projeto RioPernambuco.com traz cultura popular e erudita num só show reunindo as atrações musicais Jorge Mautner, Afonjah, Coco Popular de Aliança e Mestre Zé Duda e o Terno do Maracatu Estrela de Ouro. O projeto, que terá lançamento nacional em Brasília, aproveita a passagem pela Capital Federal para lançar o Manifesto Canavial, o livro Maracatu Estrela de Ouro: a Saga de uma Tradição e o CD Arrochando na Umbigada, do Coco Popular de Aliança.

No dia 5 de julho, as atrações são o cantor Valdi Afonjah e o grupo Coco Popular de Aliança, que começam o show a partir das 20h. Dia 6, é a vez de Mestre Zé Duda e o Terno do Maracatu Estrela de Ouro e Jorge Mautner, que sobem ao palco a partir das 19h. A promessa é de uma grande jam session no final das apresentações.

Valdi Afonjah (RJ) é seguidor da linha roots reggae, que louva à Jah, e não admite inovações no ritmo nascido na Jamaica. O músico tempera talentosamente seu reggae acústico com elementos pernambucanos.

O som do Coco Popular de Aliança (PE) contagia na primeira música. A força do Mestre Biu do Coco coloca todo mundo pra dançar até o sol nascer.

Quem assiste pela primeira vez a uma apresentação do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança (PE) se impressiona com a intensidade da cena. Afinal, são 160 caboclos em movimento sincronizado, entre cores, texturas e sons entrelaçados pela batida de centenas de chocalhos.

Durante o show de Mestre Zé Duda ocorre o lançamento do livro Maracatu Estrela de Ouro de Aliança: A saga de uma Tradição, de autoria do professor Severino Vicente. A publicação registra a história do Estrela de Ouro, da origem até o reconhecimento da sua sede, em Chã de Câmara (Aliança, PE), como Ponto de Cultura.

E para fechar o projeto RioPernambuco.com em grande estilo, Jorge Mautner (RJ) sobe ao palco do Teatro da Caixa para apresentar músicas do seu novo CD. Do repertório, destacam-se o bolero Estilhaços de Paixão, o frevo-marchinha Juntei a Fome com a Vontade de Comer; e, os dois rocks de amor em fúria, Assim Já é Demais e Ressurreições.

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais e empregados da Caixa)

Classificação Etária: livre